SISFIES 2019 – ALUNO, ADITAMENTO – (SISFIES.MEC.GOV.BR)

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é uma ação do MEC, sistematizado através do SISFIES 2019, cujo principal propósito é ajudar no financiamento de mensalidades de cursos de graduação não gratuitos em instituições de ensino superior.

Para solicitá-lo, os interessados deverão ter realizado a última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ter tirado nota maior do que 450 nas provas objetivas e acima de zero na redação.

Além disso, é necessário atender os pré-requisitos socioeconômicos do programa. O SisFies Aluno, por sua vez, é um sistema de gerenciamento onde o estudante poderá acessar para se inscrever, acompanhar sua inscrição e realizar a renovação do financiamento de forma eletrônica.

No conteúdo a seguir falaremos um pouco mais sobre o programa e todos os serviços que podem ser acessados através dele.

O que é o SisFIES 2019?

O SisFIES, sigla para Sistema Informatizado do FIES 2019, é um sistema eletrônico desenvolvido e administrado pela Diretoria de Tecnologia do Ministério da Educação (MEC) sob o gerenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE), entidade que opera o Fundo de Financiamento Estudantil.

SISFIES 2019

Através desse sistema os estudantes poderão realizar uma série de operações, como solicitar as inscrições no Fies, escolher a instituição bancária e a agência de sua preferência, e realizar a renovação do financiamento. Além disso, o aluno ainda poderá solicitar a dilatação do prazo de utilização do financiamento através do sistema.

Cursos e instituições

Um dos recursos mais interessantes encontrados no sistema é a possibilidade de consultar instituições parceiras do sistema mais próximas de sua residência. Por meio desse recurso o interessado poderá visualizar todas as instituições que integram o programa e se elas oferecem o curso desejado.

Para realizar a consulta de cursos e instituições é bem simples. Confira o passo a passo a seguir:

SISFIES 2019


Passo 01. O primeiro passo a ser dado é entrar no site do SisFIES (sisfiesportal.mec.gov.br) e clicar na opção “Consulta de Cursos e Instituições”.


Passo 02. Depois, será necessário escolher a Unidade Federativa, o Município, a Instituição e o Local de Oferta. Depois de selecionar todas as opções, clique em Pesquisar.


Passo 03. Dentro de poucos segundos o sistema mostrará todas as opções correspondentes a busca realizada.


Simulador de financiamento SISFIES

O simulador de financiamento é outra ferramenta bastante útil que pode ser acessar no site do SisFIES Aluno. A ferramenta possui caráter informativo, servindo apenas como referência para o valor futuro a ser pago dependendo da quantia que é pretendida.

Outro ponto importante é que a simulação leva em conta o dia de “hoje” como a data da firmação do contrato. Os valores serão informados levando em consideração os dados informados ao sistema.

Para acessar o simulador, siga os passos a seguir:

SISFIES 2019


Passo 01. O usuário deverá entrar no site do SisFIES 2019 no clicar na opção “Simule seu financiamento”.


Passo 02. Em seguida, será necessário preencher todos os campos de acordo com a sua realidade e necessidade.


Passo 03. Depois de preencher tudo corretamente, clique em Simular para conferir as informações geradas pelo sistema.


Como fazer inscrição SISFIES 2019

É por meio do SISFIES Seleção que o candidato deverá fazer sua inscrição no Financiamento Estudantil, a página é bem simples e irá pedir o preenchimento dos dados pessoais. Veja a seguir como funciona:

SISFIES 2019


Passo 01. O primeiro passo a ser dado é realizar a sua inscrição no Fies Seleção e informar dos dados solicitados, como CPF, data de nascimento, endereço de e-mail válido e uma senha que será utilizada no sistema.


Passo 02. Após finalizar a inscrição, será enviado uma mensagem para o endereço de e-mail para o participante validar a sua inscrição no sistema.


Passo 03. O estudante pré-selecionado deverá acessar o sisfies.mec.gov.br e efetuar a sua inscrição, em até 5 dias corridos a partir da divulgação de sua pré-seleção. Nesse momento, será necessário informar os dados relacionados ao financiamento, como o valor a ser pego, o agente financeiro e agência.


SISFIES Aditamento

Os aditamentos de renovação deverão ser feitos semestralmente, diretamente no site no SiesFIES 2019. Esse procedimento é necessário para renovar o financiamento e é obrigatório. São dos tipos de aditamento, o simplificado e o não simplificado.

A CPSA é o órgão que faz a solicitação do aditamento e o estudante, por sua vez, terá que realizar o procedimento pelo site do sistema. Confira:

SISFIES 2019


Passo 01. O estudante deverá acessar o site do SisFIES aditamento 2019 e confirmar as suas informações do seu curso e o valor da semestralidade.


Passo 02. Em seguida, deverá comparecer a CPSA para obter o Documento de Regularidade de Matrícula (DRM).


Passo 03. Em caso de aditamento não simplificado, o estudante deverá comparecer ao agente financeiro para mostrar o documento para o banco.


Cancelar o FIES 2019

Para cancelar o financiamento, os estudantes deverão entrar no site do SisFIES. Confira abaixo o passo a passo que montamos para que você cancele sem maiores dores de cabeça. Veja:


Passo 01. O cancelamento estará disponível entre os dias 1 e 15 de cada mês. Entre no portal com as suas credenciais e clique na opção “Encerramento”.


Passo 02. Depois clique em “Aditamentos disponíveis”. Clique em Referência e depois no semestre disponível.


Passo 03. Em seguida, o estudante deverá selecionar uma das opções de aditamento para pagar o que ainda deve ao fundo.


Passo 04. Depois de confirmar o pedido de cancelamento, o estudante deverá ir até o banco que concedeu o crédito para assinar o Termo de Encerramento.

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *