SEGUNDO SEMESTRE FIES 2019 – INSCRIÇÃO, RESULTADO

O Fundo de Financiamento Estudantil oferece uma linha de crédito para financiar bolsas de estudos em instituições privadas de ensino superior. As inscrições são abertas duas vezes ao ano, no primeiro e no segundo semestre FIES 2019. Dessa maneira, as pessoas que não conseguiram obter o financiamento na primeira vez terão uma segunda chance de obter o benefício.

Para quem vai pretende entrar em uma faculdade privada nesse ano, o FIES é um excelente recurso para ajudar a custear os custos relacionados a sua bolsa de estudos.

No conteúdo a seguir daremos dicas e mais informações a respeito do segundo período de inscrições do programa, o FIES segundo semestre. Confira!

Como funciona o Segundo Semestre Fies 2019

As inscrições para o Fies 2019 são abertas duas vezes ao ano, sempre no início de cada ano letivo. Neste ano, novas regras foram implementadas ao programa e por isso, os participantes deverão ficar de olho no que mudou para saber como o programa funcionará a partir de então.

SEGUNDO SEMESTRE FIES 2019

Para se inscrever, os estudantes deverão seguir as mesmas regras usadas para o primeiro semestre: ter realizado uma edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 em diante, tendo tirado 450 no mínimo na prova objetiva e acima de 0 na redação, e possuir renda familiar per capita de até três salários-mínimos.

Agora são três tipos de financiamentos, conhecidos como Fies 1, Fies 2 e Fies 3. Saiba um pouco mais a seguir:


Fies 1: A grande novidade do Fies 1 é o fato de possuir juros zero. Serão 100 mil vagas ofertadas em 2018 para os estudantes que possuírem uma renda per capita mensal familiar de três salários-mínimos. Nesse modelo, o valor da prestação não poderá exceder 10% da renda mensal do aluno.


Fies 2: Serão 150 mil vagas para estudantes que possuírem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários-mínimos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste com uma taxa de juros de 3%.


Fies 3: 60 mil vagas para alunos que tiverem uma renda per capita mensal familiar de até cinco salários-mínimos. A taxa de juros ainda está indefinida para essa modalidade.


Os estudantes deverão escolher qual tipo de financiamento desejam, levando em conta a sua região e suas condições socioeconômicos. Também será possível utilizar os recursos do SisFIES para procurar o curso e a instituição priva de ensino superior que está oferecendo. Nesse momento os alunos poderão conferir mais detalhes sobre o financiamento da bolsa de estudos.

Inscrição Fies Segundo Semestre 2019

Qualquer pessoa que atinja os pré-requisitos do programa poderão se inscrever no segundo semestre do Fies. Os requisitos são: ter tirado nota igual ou superior 450 e acima de zero no Enem. Além disso, os participantes deverão atender as exigências socioeconômicas exigidas pelo programa.

Além disso, os interessados em se inscrever no programa não poderão estar devendo o fundo estudantil.

O período de inscrições Fies Segundo semestre é divulgado no próprio site do Financiamento. E para realizar a sua inscrição, os interessados deverão seguir os passos a seguir. Confira:

SEGUNDO SEMESTRE FIES 2019


Passo 1: Acesse o site do Fies Seleção no endereço www.fiesselecao.mec.gov.br e espere a página carregar. Nesse momento, será necessário inserir o seu CPF e a senha para logar na plataforma. Depois disso, clique em se inscrever e informe os dados relacionados a sua renda, curso e instituição de ensino superior.


Passo 2: O estudante pré-selecionado terá um prazo de 5 dias corridos para acessar o SisFies e realizar a sua inscrição no programa, escolhendo o curso e a instituição que deseja obter o financiamento.


Passo 3: Se o candidato for aprovado, ele terá um prazo de até 10 dias para ir até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento de sua instituição de ensino para validar as informações cedidas no momento da inscrição.


Caso esteja tudo correto, o interessado deverá ir até a instituição financeira para, então, formalizar o financiamento e dar entrada no benefício.

Resultado Segundo Semestre FIES 2019

É de inteira responsabilidade dos participantes consultar o resultado do Fies segundo semestre. Esse aviso é divulgado pelo próprio MEC, que assegura que não entra em contato com os estudantes aprovados para avisar sobre a seleção.

Por isso, é muito importante ficar de olho nos prazos do programa e especialmente na divulgação dos resultados para não correr riscos de perder o financiamento.

Para acessar os resultados, os interessados deverão seguir as instruções abaixo:

SEGUNDO SEMESTRE FIES 2019


01. Acesse o site do Fies Seleção www.fiesselecao.mec.gov.br dentro do prazo.


02. Insira o CPF e a senha utilizados para acessar o programa. Nesse momento será possível saber se o estudante foi aprovado.


Caso positivo, será necessário ir até a CPSA e comprovar as informações. Depois de realizar essa operação, o estudante deverá ir até o Agente Fiador e formalizar o pedido de financiamento.

Se você conhece alguém que também precisa do segundo semestre FIES 2019 para arcar com os custos de seu curso, compartilhe esse artigo com ele!