RESULTADO FIES 2019 – SAIBA QUANDO SAI E COMO CONSULTAR

O Fundo de Financiamento Estudantil é uma iniciativa criada com o intuito de financiar bolsas de estudos de estudantes que estejam matriculados em um curso não gratuito em uma instituição priva de ensino superior que possua avalização positiva no resultado Fies 2019 pelos processos conduzidos pelo Ministério da Educação (MEC).

Todos os anos, milhares de brasileiros conseguem obter o financiamento através do programa. O processo seletivo é aberto duas vezes ao ano e o período de inscrições dura apenas 5 dias. Por isso é importante ficar de olho no cronograma para participar das inscrições FIES.

No conteúdo a seguir trouxemos dicas e mais informações sobre o Fies resultado. Confira!

Quando sai o resultado FIES 2019

O período das FIES 2019 inscrições ocorre duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre letivo. A participação é realizada através do Fies Seleção e, posteriormente, no Sistema Informatizado do Fies, o SisFies. O primeiro processo seletivo do ano de 2018 aconteceu durante os dias 19 a 23 de Fevereiro.

RESULTADO FIES 2019

O resultado do Fies 2019 leva apenas dois dias para ser divulgado. Dessa maneira, uma semana depois de efetuar a inscrição os candidatos já poderão acessar o site Fies Seleção para saber se foram aprovados e conseguiram as bolsas de estudos.

Após a divulgação do resultado FIES seleção, é preciso prestar atenção pois nessa situação o MEC não entrará em contato com os beneficiados. É de total responsabilidade dos participantes acompanharem os resultados e acessarem o portal para saber se foram aprovados ou não.

A consulta para os resultados é individualizada, ou seja: o candidato apenas saberá se passou ou não no Fies 2019. Não terá acesso a uma “lista de aprovados”.

Como consultar o resultado FIES 2019

Depois de saber quando, aproximadamente, o resultado FIES será divulgado, agora chegou o momento de visualizar as formas de conferir essas informações.

Para acompanhar as inscrições, os participantes deverão acessar o site do FIES Seleção dentro do prazo indicado. E para ajudá-los, elaboramos um passo a passo muito fácil de ser executado. Confira:

RESULTADO FIES 2019


Passo 1: Acesse o portal do Fies Seleção disponível no endereço a seguir: fiesselecao.mec.gov.br e espere a página carregar.


Passo 2: Em seguida será necessário informar o CPF, a senha de acesso e clicar em entrar.


Passo 3: Dentro de poucos segundos o participante saberá se foi contemplado com o financiamento requerido no site do SisFIES.


Após consultar o resultado do Fies seleção será necessário ir até a sua instituição de ensino para validar as informações, conseguir a declaração para, então, ir ao banco para poder dar entrada no financiamento.

Apresentação de Documentos a CPSA

RESULTADO FIES 2019A Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) é um setor da instituição de ensino responsável pela validação das informações declaradas pelo estudante no momento da inscrição no FIES.

O órgão também é responsável por solicitar o início do aditamento, que é a renovação obrigatória que os beneficiados deverão realizar no inicio de cada semestre para renovar o financiamento.

Após a divulgação do resultado Fies 2019 e conferir que o participante foi aprovado, é necessário concluir a sua inscrição no SisFies para, então, ir até a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento para apresentar os documentos necessários.

  • São eles:

01. Carteira de Identidade fornecida pelos órgãos de segurança pública das Unidades da Federação;


02. Carteira Nacional de Habilitação, novo modelo, desde que esteja dentro do prazo de validade;


03. Carteira Funcional emitida por repartições públicas ou por órgãos de classe dos profissionais liberais, desde que tenha fé pública reconhecida por Decreto;


04. Identidade Militar, expedida pelas Forças Armadas ou forças auxiliares para seus membros ou dependentes;


05. Registro Nacional de Estrangeiros – RNE, quando for o caso;


06. Passaporte emitido no Brasil;


07. CTPS – Carteira do Trabalho e Previdência.


Para quem trabalha de carteira assinada também deverá apresentar alguns documentos.

  • Confira:

01. Três últimos contracheques, no caso de renda fixa;


02. Seis últimos contracheques, quando houver pagamento de comissão;


03. Seis últimos contracheques, no caso de pagamento de hora extra;


04. Declaração de IRPF acompanhada do recibo de entrega à Receita;


05. Federal do Brasil e da respectiva notificação de restituição;


06. CTPS registrada e atualizada;


07. CTPS registrada e atualizada ou carnê do INSS com recolhimento em dia, no caso de empregada doméstica;


08. Extrato da conta vinculada do trabalhador no FGTS referente aos seis últimos meses;


09. Extratos bancários dos últimos três meses, pelo menos.


Depois de apresentar os documentos a CPSA, o estudante deverá ir até o Agente Fiador e dar entrada no financiamento.

  • Apresente os seguintes documentos:

01. Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES (CPSA);


02. Termo de concessão ou de atualização do usufruto de bolsa parcial do ProUni, quando for o caso;


03. CPF próprio e, se menor de 18 anos de idade não emancipado, CPF do seu representante legal;


04. Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;


05. Comprovante de residência.


Pronto! Agora você conferiu todas as informações necessárias para conseguir a sua tão sonhada bolsa no Fundo de Financiamento Estudantil, mais conhecido como Fies 2019.

Caso tenha ficado com algum tipo de dúvida relacionada ao resultado Fies 2019, não deixe de estar comentando logo abaixo. Em breve responderemos todos os questionamentos. Obrigado!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *