INSCRIÇÃO FIES 2019 – SAIBA COMO SE INSCREVER

O Fundo de Financiamento Estudantil é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) que visa financiar as bolsas de estudos de participantes que estejam regularmente matriculados em uma instituição privada de ensino superior. Além disso, os cursos para inscrição Fies 2019 deverão ser presenciais e possuir avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Para participar, os usuários terão que realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tirar uma avaliação igual ou superior a 450 nas provas objetivas e acima de 0 na redação.

Se você está pensando em fazer o financiamento esse ano, continue lendo pois no conteúdo a seguir separamos dicas, sugestões e muitas informações sobre o Fies inscrição Confira!

Como funciona o FIES 2019?

Para fazer parte do FIES 2019, os interessados deverão fazer a inscrição do Fies no site oficial do Financiamento Estudantil. É preciso preencher os requisitos, como ter feito a última edição do Enem, e caso seja aprovado, o candidato assinará um contrato de financiamento junto a um Agente Financeiro.

INSCRIÇÃO FIES 2019

Esse financiamento é muito atrativo, especialmente para os candidatos que não possuem condições para arcar com as mensalidades do curso. Os juros oferecidos são menores do que os juros praticados pelos financiamentos regulares e, a partir de 2018, o programa contará com três modalidades diferentes de financiamento. Uma delas é sem cobrança de juros.

Depois de conseguir o financiamento, o Fies ficará em cargo de pagar as mensalidades (ou parte delas, conforme tenha sido o contratado), efetuando os pagamentos diretamente a unidade cujo participante está matriculado.

No entanto, o aluno deverá fazer um pagamento trimestral as taxas/juros relacionados ao empréstimo (conforme fixado em contrato) e quitar o custo total do seguro de vida exigido para obtenção do financiamento. Após a formatura, o participante deverá quitar o saldo devedor. O prazo máximo estipulado pelo Governo Federal para o pagamento da dívida é de 14 anos.

Quem pode participar do FIES 2019?

Podem participar da inscrição para o Fies todos os estudantes pré-selecionados no processo seletivo do programa em cursos presenciais de graduação que possuam avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), oferecidos por instituições privadas de ensino superior que participam do programa que atendam as normas e regras do Fies.

Outras exigências para integrar o programa são:


01. Ter realizado o Enem e ter tirado nota igual ou superior a 450 nas provas objetivas e acima de 0 na redação;


02. Pessoas que possuem renda familiar per capita igual ou inferior a 3 salários-mínimos;


03. Pessoas que não possuam um histórico de inadimplência junto ao FIES;


04. Pessoas que não tenha sido beneficiadas pelo programa alguma vez.


Inscrição FIES 2019

Desde o ano de 2010 o Fies passou a funcionar em fluxo contínuo, ou seja, o estudante passou a poder solicitar o financiamento em qualquer período do ano, dependendo de suas necessidades financeiras. As inscrições são online e deverão ser realizadas através do Sistema Informatizado do FIES (SisFies).

A seguir, trouxemos um passo a passo mostrando tudo que deve ser feito para você se inscrever no programa e solicitar o financiamento:

INSCRIÇÃO FIES 2019


Passo 1: Acesse o SisFies (www.sisfiesportal.mec.gov.br) e clique em Conclua seu Cadastro no Fies.


Passo 02: Em seguida, o participante deverá informar o seu CPF, a sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido e uma senha (utilizada para acessar o sistema).


Passo 03: Depois de preencher esses campos, o participante receberá um e-mail com informações para validar o seu cadastro.Agora será necessário voltar no site para acessar o Fies Seleção, informando os seus dados pessoais, do curso e da instituição.


Passo 04: Depois de realizar a sua inscrição Fies 2019, o estudante deverá acessar o SisFies e efetivar a sua inscrição no prazo de até 5 dias corridos a partir de sua pré-seleção, informando os dados do financiamento a ser solicitado.


Passo 05: Após o término da inscrição FIES no SisFIES, o participante deverá validar suas informações junto a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) em sua instituição de ensino superior, num período de até 10 dias a partir da efetivação da inscrição no sistema.


O CPSA é o setor responsável por validar as informações apresentadas pelo solicitante do financiamento.

Depois de validar as informações, o estudante e seu financiador (ou responsável legal) deverá ir até o banco em até 10 dias contados para formalizar a contratação do financiamento.

Como consultar resultado do FIES

Para acompanhar a sua inscrição e visualizar o resultado do seu pedido, o interessado deverá seguir os passos abaixo para visualizar a lista de aprovados através da internet.

Confira:

INSCRIÇÃO FIES 2019


Passo 01. Acessar o site do FIES Seleção (http://fiesselecao.mec.gov.br/) e acompanhar o cronograma impresso no lado direito do site.


Passo 02. Assim que os resultados forem liberados, o solicitante deverá acessar o portal com suas informações de cadastro e visualizar o status do pedido.


Passo 03. Para isso, basta entrar no site e clicar no menu “Conferir minha inscrição”.


Depois de realizar a inscrição FIES 2019 e seguir todas as dicas desse artigo, você certamente obterá o financiamento para continuar o seu curso com tranquilidade. Boa sorte!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *