FIES 2019 — Inscrições, Aditamento, Resultado → CONFIRA JÁ!

O Fies 2019 é mais um programa que oferece auxílio ao ingresso e permanência de estudantes no ensino superior privado, podendo beneficiar milhares de estudantes que sonham em se formar em uma universidade!

Muitos estudantes ficam na espera desse momento para poder conseguir o financiamento através do Fies e assim concluírem sua graduação com sucesso.

Nesse artigo iremos munir de informações você que pretende concorrer a um financiamento, onde estaremos orientando e passando todas as dicas para que tudo ocorra dentro dos critérios do programas. Confira Agora!

Como funciona o Fies 2019?

O Fies é o Fundo de Financiamento Estudantil criado pelo Ministério da Educação em 2001, que tem como objetivo o financiamento dos estudos no ensino superior de alunos que estão matriculados em cursos presenciais dentro de instituições privadas.

FIES 2019

Para poder se inscrever no Fies 2019 os estudantes pré-selecionados pelo programa precisam estar matriculados em um curso presencial e privado, além de que este curso precisa ter uma avaliação positiva (acima de 3) no Sistema de Avaliação da Educação Superior do MEC.

Além disso, existe uma série de regras que o candidato precisa seguir para ter o direito a se candidatar ao financiamento:


Requisito 01. Primeiro, o candidato deve ter sido pré-selecionado pelo MEC;


Requisito 02. A matrícula do respectivo curso não pode estar em situação de trancamento;


Requisito 03. O candidato não pode ser beneficiário do Prouni;


Requisito 04. O estudante deve ter atingido média superior a 450 pontos no ENEM sem zerar a redação;


Requisito 05. A renda familiar mensal por pessoa deve ser inferior a três salários mínimos.


Inscrições FIES 2019

Para se inscrever no Fies você precisa ter acesso à plataforma online, o SisFies (Sistema Informatizado do Fies), que você pode encontrar no site do Ministério da Educação.

Confira a seguir o passo a passo das inscrições Fies:

FIES 2019


01. O primeiro passo para se candidatar ao financiamento estudantil é se participar da inscrição FIES 2019 no Sistema de Seleção do Fies (fiesselecaoaluno.mec.gov.br)e informar os dados pedidos pela plataforma: número de CPF, data de nascimento, e-mail válido, e uma senha que será utilizada durante todo o processo.

Depois desse cadastro o estudante recebe um e-mail verificado de confirmação, e aí é só continuar a sua inscrição pelo site do Fies, informando dados pessoais, do curso e da instituição de ensino.


02. O segundo passo para os candidatos pré-selecionados deverá ser efetivar a inscrição pelo SisFies em até 5 dias depois da divulgação dos selecionados. Ou seja, se você for um pré-selecionado, não perca o prazo de 5 dias para validar a sua inscrição, informando os dados do seu financiamento.


03. O terceiro passo é validar as informações do estudante na própria instituição de ensino, através da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) – a documentação necessária pode ser consultada na Portaria Normativa MEC nº 10/2010, podendo ser encontrada nos anexos – em até 10 dias depois da inscrição.


04. O quarto passo é, depois de todas as informações estarem validadas, o estudante fiador devem comparecer com a documentação a um agente financeiro do Fies em até 10 dias a fim de formalizar o contrato do financiamento.


Nesse momento o estudante poderá escolher a instituição bancária de sua preferência (Banco do Brasil Caixa Econômica Federal ou Atuais Agentes Financeiros do Programa).

Documentação necessária do aluno:

  • Documento de Regularidade de Inscrição do Fies;
  • Documento de Identificação;
  • CPF;
  • Comprovante de Residência.

Documentação necessária do fiador:

  • Documento de Identificação;
  • CPF;
  • Certidão de casamento (se houver);
  • Comprovante de residência;
  • Comprovante de renda.

Aditamento FIES

O aditamento é a renovação dos contratos semestrais do Fies e serão realizados pelo SisFies, sendo necessária a confirmação do CPSA e a confirmação eletrônica feita pelo estudante.

FIES 2019

Caso toda a documentação estiver correta, o estudante deverá fazer a confirmação do aditamento em até 20 dias e comparecer à CPSA para retirar um Documento de Regularidade de Matrícula (DRM).

Depois de retirar o DRM o estudante precisará entrar em contato com o agente financeiro para formalizar o aditamento.

SisFies

FIES 2019

O SisFies é o sistema eletrônico do Fies, utilizado para sistematizar todos os processos relacionados ao financiamento estudantil, desde a inscrição dos estudantes até o gerenciamento de todos os trâmites do processo do financiamento. O Sistema serve para que o estudante tenha acesso rápido e fácil ao processo do Fies 2019.

Resultado FIES

O resultado Fies 2019 pode ser consultado através do portal na internet (http://fiesselecao.mec.gov.br/) dentro das datas delimitadas pelo MEC, onde basta informar os dados listados abaixo para que consiga ver o seu FIES resultado, veja a seguir:

FIES 2019

  • Informe seu CPF;
  • Digite a senha cadastrada no momento da inscrição;
  • Preencha o Código de verificação;
  • Clique em “Entrar”.

Aqueles que forem aprovados na pré-seleção devem concluir a inscrição no SisFies no endereço http://sisfiesportal.mec.gov.br no prazo estipulado no cronograma que será divulgado com as datas de inscrição e também a lista de espera para as possíveis vagas remanescentes do Fies 2019.

2 Via Boleto FIES

Para emitir a Segunda via do boleto Fies você precisa acessar o portal Caixa Econômica Federal ou até mesmo o site do MEC, e em qualquer dos dois você deverá:

FIES 2019

  • Acessar https://www3.caixa.gov.br/fies/asp/boleto/boletoonline2.asp;
  • Inserir o seu CPF;
  • Preencher um código verificador que esteja disponibilizado.

Assim, de forma rápida e fácil você consegue emitir a 2 via boleto FIES 2019 e pagar em uma casa lotérica ou rede credenciada da Caixa até a data de vencimento.


O Fies 2019 é um programa que já beneficiou muitos estudantes ajudando-os a financiar seus estudos. Neste artigo você conheceu um pouco mais sobre este programa tão importante para realizar o sonho de muitos jovens brasileiros!

Se ficou alguma dúvida pendente sobre o financiamento estudantil, deixe-a nos comentários que assim que possível iremos te dar um retorno.

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *